Uma iniciativa apartidária que procura proporcionar aos cidadãos a oportunidade de votar diretamente em propostas parlamentares, trazendo uma abordagem mais objetiva na decisão do partido que melhor representa as suas ideias.
Desconsideramos agendas políticas, afiliações partidárias, discursos em entrevistas e promessas eleitorais.
Como funciona:
Reunimos 67 propostas parlamentares apresentadas desde Janeiro de 2023 (fonte: Arquivo de Votações do Parlamento) onde desconsideramos propostas demasiado técnicas (ex: pequenas alterações legislativas difíceis de enquadrar) e propostas unânimes que não ajudam a fazer distinção entre partidos (ex: pesar pelo falecimento da Maria Odete dos Santos apresentada a 2024/01/05).
Destas apresentamos 15 (inicialmente), permitindo que cada pessoa simule o seu voto (a favor, contra, ou abstenção). Cada proposta é acompanhada por um breve sumário (resumido do documento oficial apresentado pelo partido) e por possíveis riscos/críticas associadas (criadas por nós e em aberto para serem complementadas pela comunidade). O grande objetivo é destacar que mesmo propostas aparentemente óbvias têm impactos diretos e indiretos que obrigam a consideração, discussão e mitigação - aspetos muitas vezes ausentes nas propostas partidárias convencionais.
No final, conseguimos revelar que partido mais se alinha com os votos - cada voto coincidente vale +1 e cada voto divergente (i.e.: tu contra e partido a favor, ou vice-versa) vale -1. Há a possibilidade de ir prolongando o quiz (+10 perguntas de cada vez) para aumentar a precisão do resultado.
Sem a necessidade de criar uma conta e sem armazenamento de dados pessoais, nosso projeto é transparente e acessível.
Para mais detalhes, o código do projeto está disponível no GitHub.
Limitações:
Votos contra dos partidos nem sempre se prendem com divergências com a motivação da proposta em si, mas sim em alguma discordância no plano de implementação ou salvaguardas legislativas que
acham necessárias. Isto pode levar a que alguns votos não sigam a doutrina ideológica do partido.
Riscos e críticas foram predominantemente elaborados por nós. Apesar da nossa abordagem apartidária, é possível que revelem algum enviesamento. Procurámos mitigar este enviesamento ao facultar
a opção de receber sugestões da comunidade.
Tentamos ter representatividade nas propostas recolhidas a nível de espetro político (24 de partidos de esquerda, 21 de direita, 22 do bloco central) e de temas. No entanto nada impede uma pessoa que responda 2x (com um seleção de perguntas diferente) de ter resultados completamente antagónicos.
Esta ferramenta não substitui a leitura dos programas eleitorais como preparação do voto (até porque só inclui partidos com representação parlamentar).
Para sugestões, elogios ou reclamações:
Agradecimentos:
Maria G. Ribeiro, Matilde P. Aires, Rui Maciel, Catarina Ribeiro Lopes, Pedro Gonzalez, Bernardo Peixoto Silva, Filipe Furtado.